Tecnologia Digital, Som Acústico

Reverberação Incomparável

 
A CASIO está comprometida em reproduzir com extrema qualidade as reverberações de um piano acústico em seus pianos digitais. Muito mais coleções de notas individuais, resultado da ressonância interativa de várias cordas. A tecnologia da Casio Multi-dimensional Morphing AiR Sound Source evoluiu ainda mais, refletindo na qualidade da reprodução da profundidade do som e na extensão das reverberações, além da rica ressonância das cordas.
 
As novas funcionalidades da linha atestam o excelente desempenho dos pianos digitais Casio. Com recursos que simulam o efeito acústico de uma sala de concertos e a nova função de gravação que permite aos pianistas a experiência de tocar acompanhado de uma orquestra, a Casio mostra que está sempre um passo à frente no avanço dos pianos digitais.
 
 
 

               Simulação da reverberação delicada
                              e da ressonância natural
dos pianos acústicos

Fonte Sonora Multi-dimensional Morphing AiR

 
Os recursos da Fonte Sonora Multi-dimensional Morphing AiR* da CASIO garantem a riqueza da ressonância dos tons, próprios do piano acústico. Além disso, a capacidade da memória instalada foi expandida para assegurar maior duração nas amostras e muito mais qualidade nos dados waveform. As mudanças temporais de timbre, que geram um som que se espera ouvir apenas de um piano acústico, são reproduzidas com naturalidade durante toda a sua extensão. Mesmo a duração da reverberação pode ser facilmente controlada pelo músico, como por exemplo, a dinâmica do toque, como em um piano acústico.
 
As variações que respondem à potência por trás de cada toque, não só em termos de volume, mas também de nuances do próprio som, variam de um suave ppp (pianississimo) até um intenso fff (fortississimo).
 
As 88 teclas incorporam um simulador de ressonância estéreo, reproduzindo o som real das cordas de um piano acústico. A sensação agradável de ouvir as variações acústicas pode ser obtida quando se abre o tampo, presente em modelos avançados (AP-650M, AP-460, PX-860), que se assemelha a um piano de cauda. Essa tecnologia representa uma evolução sem precedentes, tanto nas áreas de som, como de ressonância.
 
 

Nova Tecnologia Sampling, reproduzindo com
excelência o poder expressivo
de um piano acústico

 
Maior Capacidade de Memória

Maior Capacidade de Memória

 
O nível acústico alcançado por um piano digital é determinado pela capacidade de memória que possui para armazenar timbres após o sampling. E com a nova memória de altíssima capacidade, a serviço da Fonte Sonora Multi-dimensional Morphing AiR, conseguimos aumentar quase três vezes mais a memória presente nos modelos nteriores (convertidas de forma linear). Dessa maneira, a capacidade de sampling de dados waveform foi elevada consideravelmente, permitindo a reprodução natural das variações sutis das waveforms, próprias dos pianos de cauda usados em concerto.
 
A qualidade do som e a ressonância alcançaram um nível de evolução surpreendente, com capacidade de produzir sons simultâneos, nos modelos avançados (AP-650M, AP-460, PX-5S, PX-860), até 256 notas.
Lossless Audio Compression

Lossless Audio Compression

 
Os pianos digitais em geral comprimem e gravam dados waveform na memória integrada. Esses dados são então expandidos e reproduzidos quando acionados. No caso de dados de áudio compactados, como o MP3, o som reproduzido simplesmente não consegue evitar a deterioração em relação ao som original.
 
Contudo, a avançada tecnologia Lossless Audio Compression, da fonte sonora multi-dimensional Morphing AiR da CASIO, tornou possível reproduzir músicas sem a deterioração da qualidade do som original. Possibilitando um melhor aproveitamento das performances musicais, que cada vez mais se aproximam dos sons naturais do piano.
 
 

Simulador de ressonância estéreo de 88 teclas
que reproduz a profundidade da ressonância do piano acústico

 
Ressonância das Cordas
Ressonância das Cordas
 
O som produzido por um piano acústico não está apenas associado às teclas pressionadas. Outras cordas com frequências relacionadas, também ajudam na reprodução do som, proporcionando uma ressonância única. Em pianos digitais comuns, esse efeito de ressonância das cordas é reproduzido virtualmente. Entretanto, no caso da fonte sonora multi-dimensional Morphing AiR o conceito é diferente, adotando um sistema de “ressonância de cordas”, que incorpora um simulador de ressonância estéreo para todas as 88 teclas.
 
A ressonância que apreciamos ao reproduzir um único timbre é diferente daquela que se percebe ao reproduzir um acorde, para poder gerar variações com efeito de uma ressonância natural. Isso permite aos músicos obter ressonâncias variadas, controlando-as quando necessário pela intensidade do toque, para conseguir a expressividade natural do piano acústico.
* Somente nos modelos AP-650M, AP-460, PX-5S e PX-860.
Ressonância do Abafador
Ressonância do Abafador *¹
 
A intensa ressonância que se consegue com um pedal abafador também é reproduzida naturalmente pelo simulador estéreo instalado nas 88 teclas, conceito que difere da reprodução simulada convencional que emprega o processamento de efeitos. Essa avançada tecnologia simula ainda a ressonância criada pelo levantamento dos próprios abafadores quando o pedal é pressionado. Um sistema de continuação variável*² foi adotado para o pedal abafador, reproduzindo até mesmo as mais repentinas variações de reverberação que ocorrem no caso de acionamento parcial do pedal. Isso dá aos músicos a chance de usar o recurso do pedal para realizar performances ainda mais refinadas e expressivas.
 
*1 Os modelos AP-650M, AP-460 e PX-860 oferecem 4 níveis de ajuste. O modelo PX-5S oferece 16 níveis de ajuste. *2 Somente nos modelos AP-650M, AP-460 e PX-860.
 
Tecnologia de Equalização
Tecnologia de Equalização
 
Em um piano acústico, as vibrações das cordas são amplificadas pela placa de som, gerando sons que passam por todo o instrumento. O novo sistema de equalização da CASIO proporciona uma sensação única de intensidade tridimensional, criando um espaço sonoro natural.
Ele representa outro grande avanço na busca pelo melhor som e pelo prazer de tocar.
 
Tecnologia de Equalização
Ressonância do Abafador
Design Tampo Abre e Fecha
 
O design dos modelos AP-650M, AP-460 e PX-860 incluem a versão com tampo abre e fecha na parte superior do piano. Ao abrir o tampo você consegue o efeito de um som rico e disperso, como o produzido por um piano acústico quando o tampo está aberto.
* Somente nos modelos AP-650M, AP-460 e PX-860.
 
 
Design Tampo Abre e Fecha
 
 

SIMULADOR DE TAMPO

 
O volume do som e do timbre mudam quando o tampo de um piano de cauda é levantado ou abaixado. O Simulador
de Tampo reproduz os mesmos efeitos acústicos melhorando a performance do piano digital. Os efeitos acústicos de
abrir e fechar o tampo são simulados nos mínimos detalhes. O som do piano que você procura estará sempre à
disposição, bastando selecionar o nível até o qual o tampo é levantado ou abaixado.
 
 

Foram estudados e imitados os 4 estágios de abertura
e fechamento do tampo do piano de cauda

Tipos de Tampo
* Somente nos modelos AP-650M, AP-460, PX-5S e PX-860. / * O simulador de tampo do PX-5S funciona como um DSP
* A configuração do Simulador de Tampo permanece inalterada, independentemente do tampo estar aberto ou fechado
 
 

Teclado com Tecnologia Tri-sensor Scaled Hammer Action II

 
A diferença entre as estruturas do som de um piano de cauda e a de um piano digital aparece no intervalo, do momento em que o instrumento é tocado até quando o som é ouvido. O teclado com a tecnologia Tri-sensor Scaled Hammer Action II compensa essa diferença ao incorporar um sistema com três sensores que detectam o toque sequencial das teclas. Identificando assim, variações de minutos no tempo entre o acionamento das teclas e a geração do som, dependendo da velocidade do toque.
 
O sistema de sensor também possibilita que o som seja reproduzido continuamente, mesmo quando a tecla ainda não retornou totalmente à sua posição inicial, um recurso que garante excelente capacidade de reprodução quando a mesma nota é tocada repetidas vezes. Como em um piano de cauda, o mecanismo de ação conta somente com o peso do martelo, sem qualquer corda empregada, respondendo de maneira precisa a suavidade no toque. As teclas se tornam progressivamente mais pesadas na medida em que o som vai diminuindo, e progressivamente mais leves com a elevação do volume, simulando fielmente a resposta de um piano acústico.
 
O período entre o tempo do acionamento da tecla até a resposta do som é controlado pela força com que se pressiona da tecla. O som é emitido quando o toque é finalizado.
 
 
 
Quando pressionada a tecla, os 3 sensores detectam a ação sequencialmente.
 
 
 
Resposta do Martelo
 
O tamanho dos martelos que acionam as cordas é diferente em cada um dos grupos de teclas em um piano de cauda. Como consequência, o intervalo do som acaba variando discretamente, mesmo quando as teclas são pressionadas com a mesma intensidade. O novo sistema de teclado reproduz essas diferenças de intervalo de produção do som. Ele simula ainda as diferenças de intervalo da produção do som, de acordo com a intensidade com que a tecla é pressionada.
 
Simulador Key Off
 
As extensões de reverberação que um piano reproduz variam conforme a velocidade com que os pianistas soltam as teclas após o toque.
 
O sistema de teclado incorpora o Simulador Key Off, que reproduz naturalmente as nuances produzidas pela liberação das teclas. Estando assim, cada vez mais próximo das reverberações autênticas de um piano de cauda.
 
Textura Ébano e Marfim
 
As teclas que simulam a textura do ébano e marfim proporcionam a sensação da textura suave do toque do teclado de um piano de cauda.
 
O acabamento da superfície, talhado minuciosamente, impede que o dedo escorregue em decorrência do suor, proporcionando a sensação de uma perfeita adaptação para as pontas dos dedos, mesmo após tocar por longos períodos de tempo.
 
 
SIMULADOR HALL
 
A função Simulador Hall simula as variações acústicas de salas de concertos famosas de diversas parte do mundo e suas reverberações únicas. Um avançado sistema de equalização garante ao pianista a sensação e o prazer de tocar como se estivesse em uma sala de concerto. Configurações Hall:
 
Dutch Church
Standard Hall
Berlin Hall
FRENCH CAThEDRAL
 
 
Concert Play
 
Foram instaladas gravações de alta qualidade de 10 apresentações de
orquestras ao vivo. O que permite ao pianista tocar juntamente com as gravações
como se estivesse em uma orquestra. As partituras dos concertos também estão
incorporadas à função. Músicas instaladas:
 
• Je Te Veux.
• Vltava (Má vlast).
• Tableaux d'Une Exposition "Promenade".
• Sonate K.331 1st Mov.
 
• Piano Concerto No.20 K.466 2nd Mov.
• Canon.
• Polovetzian Dance (Prince Igor).
 
• Violin Concerto 1st Mov.
• Jesus, Bleibet Meine Freude.
• Melody In F.
 
* Somente nos modelos AP-460, AP-260, PX-860 e PX-760.
 

Recursos completos, do estudo

às perfomances ao vivo

 
 

Funções de Gravação

 

Gravador Áudio

 
Os pianistas podem gravar as suas performances em dispositivos de memória USB (vendidos separadamente).
 
Como as gravações são feitas em formato WAV elas podem ser usadas para acompanhar o pianista durante suas performances*, além de serem reproduzidas no computador, em qualquer sistema de reprodução de áudio ou aparelhos de música portáteis, com qualidade de CD.
 
*1 O uso do Playback é possível apenas nos aparelhos compatíveis com o formato WAV. * Somente nos modelos AP-650M, AP-460, PX-5S, PX-860, PX-780M e PX-350M.
 

Gravador MIDI

Midi
 
A memória integrada também permite aos pianistas gravarem as suas performances. O Gravador MIDI suporta a gravação em diferentes faixas, permitindo o registro de composições que são difíceis de serem tocadas com as duas mãos. A gravação então, é feita em partes, gravando primeiro os segmentos com a mão direita e depois os da mão esquerda.
 

Layer e Split

A função LAYER permite que os músicos sobreponham dois tipos de timbre, enquanto a função SPLIT pode ser usada para separar os timbres em grupos inferiores e superiores.
 
* Exceto no modelo PX-5S
REC
 

MODO DUETO

 
Grupos de timbre idênticos podem ser definidos para a direita ou esquerda no teclado. Este é Modo Dueto, de grande utilidade quando dois músicos, como pai e filho, ou professor e aluno, tocam juntos. A função Metrônomo é extremamente útil.
 

Função Metrônomo

 
A função Metrônomo é extremamente últi na prática do instrumento.
 

Biblioteca de Música

 
A Biblioteca de Músicas, além de ser um excelente recurso sonoro, é uma ferramenta de grande utilidade para a prática de exercícios. (Exceto nos modelos PX-5S e PX-350M. Coleções de partituras inclusas.*)
* Algumas partituras podem não constar devido aos direitos reservados.
 

Recurso Lock

 
O Recurso LOCK (trava do painel) foi criado para prevenir alterações não intencionais, bloqueando as operações dos botões.
 

Desligamento Automático

 
O Desligamento Automático é um recurso que evita o desperdício de consumo de energia, desligando o instrumento automaticamente quando ele estiver inativo por um determinado período.
 
Grupos Identicos
 
 
 
voltar
 
 
 
© 2017 CASIO BRASIL COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS LTDA