Tiago Mineiro (Tony Tornado, Made in Brazil, Edu Falaschi)

http://www.tiagomineiro.com.br/
Tiago Mineiro é um pianista de Alfenas, sul de Minas Gerais, que cresceu envolto às teclas. Aos 38 anos carrega consigo a bagagem do piano que começou a estudar aos seis anos de idade tendo se tornado referência no instrumento. Obteve destaque acompanhando pelos últimos 10 anos importantes artistas do Brasil ora como pianista e tecladista, ora como compositor e produtor com nomes como Tony Tornado, Landau, Claudya, Jane & Herondy e os roqueiros Made in Brazil e Edu Falaschi (ex-Angra). Possui um disco solo instrumental intitulado ‘Pode Agradecer?’ que canta as paisagens de Minas Gerais e a folia de reis com participação do também pianista Wagner Tiso. É também pesquisador e artista plástico, criando quadros das mais variadas temáticas.

Tiago Mineiro: força, expressão e renovação do piano brasileiro

Tiago Tavares Fernandes, ou simplesmente, Tiago Mineiro, é um pianista de Alfenas, sul de Minas Gerais, que cresceu envolto às teclas. Aos 38 anos carrega consigo a bagagem do piano que começou a estudar aos seis de idade e se tornou referência no instrumento e que em 2021 rendeu a indicação ao Prêmio Profissionais da Música na categoria Artista, Intérprete e Cultura Popular, sendo um dos finalistas.

A história de Tiago acabou firmada principalmente por ser um reconhecido músico requisitado para trabalhar com os mais expressivos artistas brasileiros, da música instrumental ao rock, colocando-o em um privilegiado rol de músicos capazes de lidar com os mais variados universos da canção.

Dedicou o talento por mais de uma década acompanhando diversos grandes artistas e, em 2021, partiu para o registro de um álbum autoral,  ‘Pode Agradecer?’ que contou com a participação especial de um dos mais consagrados nomes do piano brasileiro, Wagner Tiso, promovendo assim um verdadeiro e inédito encontro de gerações do piano mineiro.

‘Pode Agradecer?’ marca a estreia de Tiago como artista solo e é um disco instrumental e temático dedicado a tocar as paisagens do sul de Minas e a Folia de Reis, festa folclórico-religiosa muito comum na região e objeto de estudo de Mineiro que cataloga as companhias de reis de todo o Brasil.

Tiago fundou a banda Funkessencia ao lado do baterista Tiago Sonho (Boogie Naipe/Mano Brown) que além de ter trabalho autoral é a banda de apoio de Tony Tornado e transformou-se em referência no estilo jazz-funk. Tiago faz a produção musical e arranjos dos shows de Tony e também das músicas do filho do cantor, Lincoln Tornado.
Foi parceiro de composição do lendário guitarrista Lanny Gordin, em 2008, com a banda Kaoll para a composição de Auto-Hipnose, álbum instrumental que rendeu mais de 150 apresentações em 11 estados do Brasil.  O álbum conta ainda com o ilustre guitarrista Michel Leme.

Em 2009 Tiago passa a fazer parte de uma das maiores bandas do rock nacional, o Made in Brazil, participando da gravação do primeiro DVD oficial da banda comemorando os 48 anos de existência.

Fez duo em composições com a cantora Claudya, parceria frutificada no disco 'Para Sempre Amanhecer’ (2016) que rendeu turnê pelo Brasil. Claudya é uma das grandes cantoras brasileiras, vencedora de grandes festivais da canção no Brasil e exterior que iniciou sua carreira no ‘Fino da Bossa’.  Ficou reconhecida mundialmente por sua interpretação no musical Evita.
É parceiro de primeira hora do cantor e compositor de heavy metal Edu Falaschi tendo figurado no piano dos mais importantes trabalhos do vocalista. No mais recente, o álbum Vera Cruz (2021), Tiago surge na música Rainha do Luar, um dueto entre Falaschi e Elba Ramalho.

Tiago é destaque e convidado especial de Falaschi no aclamado DVD Temple of Shadows que contou com a presença da Orquestra Bachiana Filarmônica sob regência do maestro João Carlos Martins e de Guilherme Arantes e importantes artistas do Rock, como Kai Hansen, da banda alemã Helloween.

Gravou ainda piano em Moonlight (2016), disco acústico que repassa as composições de Falaschi na banda Angra e comemora os 25 anos de carreira do vocalista e saiu em turnê com o disco lançado no Brasil, EUA, Europa e Japão. Neste trabalho, Tiago também assina os arranjos e a produção do disco com Falaschi. Tocou ainda em Unfold (2013 – Japan Version) e E.V.O (2016) da banda Almah liderada pelo vocalista.  

Foi tecladista da turnê nacional do disco Meu Vício, da cantora Maria Christina, vice-campeã do primeiro The Voice Brasil da Rede Globo e campeã de Ídolos da Record.

Acompanhou os shows e gravou teclado no disco Toma Limonada, da cantora Graziela Medori, um dos grandes nomes da  Nova MPB e que contou também com participação de Seu Jorge.

Com o cantor Landau, gravou os teclados no disco Casca Grossa (2014) e da gravação do DVD Luau do Landau, tido como um dos maiores nomes do ‘rock-rural, compositor e intérprete de grandes sucessos como ‘Lata Velha’ do programa Caldeirão do Huck, Rede Globo.

Tiago encabeça também o trio instrumental de música brasileira NUbalacobaco com os músicos Maurício Leite e Odilon de Carvalho tendo cumprido shows e workshops em todo Brasil.

Mineiro é endorser das marcas: CASIO, DATALINK, ASK Suportes, EDIFIER e CAPCASE.

É também estudante de Filosofia, pesquisador e artista plástico, criando quadros das mais variadas temáticas como folclórica, natureza e indígena.

Participações importantes

Dividiu o palco em participações ao lado dos músicos Seu Jorge, Arthur Maia, Carlos Bala, Marcinho Eiras, Sérgio Groove, Digão (Raimundos), Egípcio (Tihuana), Rafael Bittencourt (Angra), Michel Leme, Lael Medina, Andria Busic (Dr Sin), Fred Tangary, Thaíde, Ricardo Confessori (Angra/Shaman), Sérgio Gomes, Gerson King Combo, Izzy Gordon, Lady Zu, Roberto Menescal, Tony Campello, Giba Favery, Bruno Tessele, Sérgio Casalunga, Fernando Tavares, Caio Dohogne, Douglas Las Casas, Edu Malta, Mike Maeda, Ximba Uchyama, Bruno Ladislau (André Matos), Marcel Cardoso, Paulinho Gomes, DMN, Urs Wittwer (Suíça), Mind Priority (Bélgica), Beethova Obas (Haiti), René Calvin (Camarões), Nanny Soul entre outros.

Formação
Em 2005, após estudar com grandes músicos mineiros e formar-se no Conservatório Estadual de Varginha, Tiago Mineiro mudou-se para São Paulo para mergulhar de vez na carreira musical e foi aluno de um dos maiores professores de Jazz do Brasil, o pianista Wilson Curia. Também foi aluno da primeira turma de Hammond Avançado (órgão) no Brasil, reconhecido pela Suzuki-Hammond Internacional, curso lecionado por Emílio Mendonça.

Festivais

Participou de importantes festivais como Cascavel Jazz Festival, Santos Jazz Festival, Maringá Jazz Festival, Campo Mourão Jazz, Festival Internacional de Música de Fortaleza, Festival de Música de Cascavel e outros.

voltar ao topo