Michel Skava

 

Nascido na cidade de São Paulo, o produtor musical Michel Skava começou seus estudos de piano aos 8 anos de idade na Fundação Madga Tagliaferro, onde dedicou anos ao estudo da música erudita. Aos 15 anos, influenciado pelos muitos discos que seu pai colecionava, Skava teve seu primeiro contato com a MPB, ouvindo um disco de João Gilberto, gravação de um especial de final de ano da Rede Globo de Televisão.

A busca para compreender as lindas harmonias daqueles arranjos dignos dos maiores arranjadores brasileiros, o levou a pesquisar mais sobre Bossa Nova, Tom Jobim, Roberto Menescal, Nara Leão, César Camargo Mariano, Zimbo Trio e outras muitas referências da época de ouro da música brasileira.

Com isso, Michel Skava passou a ter aulas de piano e harmonia com grandes músicos e mestres como Amilton Godoy (do próprio Zimbo Trio), Hilton Valente (mais conhecido como Gogô, pianista que acompanhou Dick Farney e Maysa) e Wilson Curia (pianista que tocou com Sarah Vaughan, Liza Minnelli e que teve seu livro “Moderno Método para Piano e Bossa Nova” considerada a publicação mais importante sobre Bossa Nova lançado nos EUA).

Aos 21 anos de idade começou a trabalhar como tecladista de grandes artistas brasileiros e a participar de grandes projetos na televisão (como a versão brasileira do American Idol). Foi inclusive tecladista na tour de lançamento do primeiro vencedor do programa no Brasil.

Começa então sua paixão por sintetizadores, música pop e tecnologia, sem nunca deixar de lado suas influencias da bossa nova e do jazz.

Skava dá início a um período de vários cursos de tecnologia musical, se formando em Produção Fonográfica e Produção de Música Eletrônica pela Universidade Anhembi Morumbi (curso pioneiro no Brasil) em São Paulo.
Se formou em Áudio, Mixagem, Produção Musical e Songwritter na conceituada OMID Academia de Áudio, tendo aulas com o próprio Omid Bürgin ( engenheiro de audio suíço premiado com grandes trabalhos sobre audio e acústica e que trabalhou em grandes produções em Los Angeles e NY). Se especializou e teve aulas de Ableton Live (software considerado a grande novidade para produção de música eletrônica e performances de Live PA) na DubSpot (a maior escola de ensino de música eletrônica no mundo, em NY), sendo hoje um dos especialistas no assunto no Brasil, o que lhe rendeu ser um dos artistas representantes da marca. Michel também é artista da renomada marca mundial AKAI, usando um setup exclusivo em suas apresentações e performances.
Em 2013, a convite da Roland Brasil, viajou para Hamamatsu, no Japão, onde esteve presente na apresentação official da linha AIRA (TR8. TB3, VT3 e System-1 - equipamentos eletrônicos para performance de música eletrônica ao vivo) para especialistas mundiais de produto.

No mesmo ano, também para a Roland, produziu a trilha e gravou o vídeo de lançamento mundial do teclado XPs-10, ao lado do mestre da bossa nova Roberto Menescal.

De 2011 a 2014, Shkava foi diretor musical da banda do programa de TV de maior sucesso da televisão brasileira : o “Domingão do Faustão”, da Rede Globo de Televisão.

Trabalhou com grandes artistas como Ivete Sangalo, Luan Santana, Samprazer, Laura Pausini (ITA ), Gustavo Lima, MC Guime, Claudia Leite, NX Zero, Ana Carolina, Thiaguinho, Fernando e Sorocaba, Racionais, Naldo Benny, Gaby Amarantos, Gustavo Lima, Zezé di Camargo & Luciano, Paulo Ricardo, Belo, KLB, Wanessa, Grupo Pixote, Raça Negra, Melanina Carióca, Lucas Luco, Manu Gavassi, Michel Teló, Jasmine Vilegas ( EUA ), Paulo Miklos, Fresno, Revelação, entre outros.

Simultaneamente com o Domingão do Faustão, apresentou um programa na Mix TV, ao lado de Raissa Machado, chamado “Versão Mix”, onde entrevistavam e faziam música com os maiores nomes da música pop brasileira.


O produtor trabalha no Larrabee Studios, em Los Angeles (o principal estúdio do mainstream da música pop dos EUA, onde ja passaram artistas como Justin Timberlake, Rihanna, Beyonce, Timbaland, Bruno Mars, Chris Brown, Nick Minaj, Imagine Dragons) e no Jungle City Studios, em NY (estúdio da cantora Alicia Keys).

Trabalha com o engenheiro de mixagem Jaycen Joshua, ganhador de vários Grammys e conhecido pela mixagem de hits como “Lover Never Felt So Good - Michael Jackson feat. Justin Timberlake“, Single Ladies – Beyoncé”, “This Love – Marron 5”, “Halo-Beyoncé”, “Touch My Body-Mariah Carey”, “Baby-Justin Bieber”, entre outros.

Em 2013, Skava foi indicado ao Grammy Latino, na categoria de melhor álbum pop contemporâneo, pela produção do álbum “Take It Easy My Brother Charlie”, da cantora Adryana Ribeiro. O projeto trazia releituras e arranjos eletrônicos feitos pelo próprio produtor para obras famosas do cantor e compositor Jorge Ben. O disco que teve gravações em Paris, Los Angeles, Las Vegas e Brasil, contou com vários músicos renomados, entre eles, Paulinho da Costa, percussionista brasileiro radicado em L.A. que gravou albuns de Michael Jackson, Madonna, Eart Wind and Fire e outros.

Nos últimos 2 anos, Michel Skava vem se consolidando como um dos grandes produtores musicais brasileiros atuando nos EUA, através de sua produtora, a Single One Music.

 

Siga o Artista


 

Galeria de Fotos


 
 
 
voltar
 
 
 
© 2017 CASIO BRASIL COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS LTDA